Doula – O que faz? que benefícios tem ser acompanhado por uma doula?
Doula – O que faz? que benefícios tem ser acompanhado por uma doula?

Doula é uma pessoa que cuida, que fornece suporte físico e emocional e informativo, baseado em evidência científica (sempre que ela exista) e que tem formação específica.

Recorro à evidência científica, neste caso à Biblioteca Cochrane de Medicina Baseada em Evidências, para demonstrar a importância da Doula.

“Levando-se em consideração os claros benefícios e a ausência de riscos associados com o apoio durante o parto, todos os esforços devem ser feitos para assegurar que qualquer mulher em trabalho de parto receba suporte contínuo, não apenas daqueles próximos a ela, mas também de profissionais treinados. Esse suporte deve incluir presença contínua, conforto pelo toque e encorajamento”.

Biblioteca Cochrane de Medicina Baseada em Evidências

Pelo que fica bem evidente a importância das doulas para a melhoria dos resultados obstétricos, demonstrando que a assistência oferecida pelas doulas é sustentada por evidências claras e inquestionáveis.

E há mais. A mesma fonte indica que quando tens uma doula há:

  • 50% de redução nas cesarianas;
  • 25% de redução na duração do trabalho de parto;
  • 30% de redução no uso do fórceps;
  • 40% de redução no uso de ocitocina;
  • 60% de redução no uso de analgesias epidurais;
  • 30% de redução no uso de medicação para dor.

Para além de:

  • Aumento nas taxas de amamentação;
  • Diminuição dos índices de Depressão Pós-Parto;
  • Aumento da satisfação materna;
  • Reforço da interação mãe-bebé.

O papel da doula

Na gravidez


Dá suporte emocional e informativo, esclarecendo dúvidas e promovendo a autonomia da grávida na tomada de decisões empoderadas e alinhadas com a sua vontade.

Durante o Trabalho de Parto

A Doula é a guardiã da mulher para que ela se sinta numa bolha de amor, segurança e confiança. Característica essenciais para o ambiente do parto, para que desta forma o corpo sábio da mulher possa produzir as hormonas necessárias e o parto acontecer. Coloca à disposição as ferramentas de alívio natural da dor. Dá também apoio ao acompanhante da grávida.

A presença da Doula é justificada tanto para parto normal ou cesariana, bem como para parto hospitalar como domiciliar.

No Pós-Parto


A Doula dá apoio à mãe/família nos desafios da Maternidade, dá suporte emocional para te ouvir, apoiar e desconstruir medos, sem julgamentos. Dá também apoio informativo nos cuidados ao bebé e apoio básico nas atividades domésticas.

O que a doula não faz:


A doula não efetua qualquer procedimento médico, e portanto, não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. Não acompanha parto domiciliar sem a presença de uma equipa médica/EESMO.

Filipa Sobral, Doula
Instrutora de Hipnoparto e especialista em recursos naturais de alívio da dor
Mais publicações em Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *