6 Cuidados Imprescindíveis na gravidez para mamã e bebé
6 Cuidados Imprescindíveis na gravidez para mamã e bebé

Imprescindíveis, para mim!

Explicando:


1 Ser acompanhada por uma equipa multidisciplinar (obstetra, enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica/parteiras, nutricionista, Fisioterapeuta Pélvico, Osteopata, Psicóloga, Dentista, Doula, Assessora de Lactação) E de forma holística para te ajudarem aliviar desconfortos: MTC, Ayurverda, Naturopatia, Homeopatia...

2 Marcar na agenda tempo só para ti: para fazeres coisas que ames! Seja exercício físico, pintar, bordar, ler, passear, jornaling, fazer uma massagem, falar com amigas,...o que te der mais prazer.


3 Fazer um curso de preparação para o parto tanto em meio terrestre como em meio aquático com EESMO, bem como seres acompanhada por uma terapeuta para que possas preparar o teu corpo, mente e espírito para o mergulho do nascimento.


4 Planear os teus dias incluindo mais momentos de descanso. Lembra-te estás a gerar uma (ou mais vidas) dentro de ti. O teu fantástico corpo está a trabalhar em alta performance, necessita de mais energia. E por isso, ter momentos para  fazer nada, para simplesmente apreciar, sem preocupações do trabalho, da casa, ou do bebé.


5 Tirar (e pedir para vos fotografarem) fotografias. Os 9 meses de gravidez podem parecer uma eternidade, porém lembra-te de ir registando a evolução desse estado de graça. Ao parares para te fotografares, vais tomando consciência do teu corpo, da vida que está a crescer em ti. Pede para te tirarem fotografias, não esperes que sejam os outros a lembrar-se! No fim, vais ficar com um registo único para eternizar essa gravidez.


6 e por fim Planear o Pós-Parto. Descobre-te. Compreende quais são as tuas necessidades básicas. Procura e constrói a tua rede de apoio. Para que te mime e apoie. Para que tu possas mimar e cuidar do teu filho.


Para mim, enquanto Doula, Mulher e Mãe, estes são os 6 imprescindíveis na gravidez.


E para ti?