3 Fatores que condicionam o teu parto
3 Fatores que condicionam o teu parto

Pois é...o parto é fisiológico. Isso é certo. Agora, o que também é certo que existe é a tua Mente! E se não preparas a tua mente para parir, podes ver o Trabalho de parto a não começar.

Um dos fatores que condicionam o parto é:

1. Partilhar com Todos a tua Data Possível Parto

Durante a gravidez parece não ter impacto partilhar com o teu círculo de amigos (ou mesmo família alargada) a data possível do parto. Porém quando a data se aproxima é como se tivesses 30 lembretes de calendário (embora cheios de boa vontade é verdade).


Cada chamada, cada mensagem o "já nasceu" surge


O final da gravidez só por si é um momento de ansiedade, de virem ao de cima incertezas e medos. Não precisas de adicionar a essa vivência "30 lembretes de calendário", que só te vão adicionar stress e quem sabe alguma culpa...porque "se el@ não nasceu é porque devo estar a fazer algo de errado" (NÃO!!! NÃO estás a fazer nada de errado!!!)


🤝 O que podes fazer?

Dar uma previsão pouco concreta...exemplo: "Nasce lá para a primavera" ou "Nasce lá para meados de..." ou se não quiseres partilhar mesmo "Quando el@ quiser"

2. Pensar constantemente:

"Não quer nascer" ou

"Preguiçosa"

 Das frases que + se ouve no fim da gravidez. Pois bem...@ bebé está a ouvir-te e a sentir-te se passas o dia rodeado destas frases...não é bom nem para ti, nem para @ bebé. Imagina-te no teu porto seguro e de repente sentes vontade de sair e ir explorar, mas começas a ouvir estas frases...o que te apetece fazer? Ficar no sítio onde estás certo?

Se ainda não nasceu e os indicadores estão todos bem...é mesmo um treino de paciência e amorosidade 😉


⚠ é normal pensares nessas frases...o que não é positivo é passares o dia/semana com elas na "ponta da língua"


🤝 O que podes fazer?

Escreve frases positivas que te façam conectar com @ bebé e transmitir segurança, confiança e amor. Coloca no fundo do telemóvel ou espalha pela casa.

3. Pensar que o Trabalho de Parto não é um (grande) Trabalho

Não é ao acaso que o Trabalho de Parto se chama...Trabalho

Se formos ao dicionário a primeira definição de trabalho é: "conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim"

E é sem dúvida um momento na vida em que devemos largar o controlo e fluir. Se vai haver momentos em que parece que estás numa aula de ginástica? Se calhar. Se vai haver momentos em que parece que estás num momento de meditação? Se calhar. Acolher cada momento, vivê-lo sabendo que estás cada vez mais próximo bebé.

🤝 O que podes fazer?

Ouvir relatos de parto positivos (o podcast "Partos de encantar" é um bom exemplo. Ter uma Doula.
⚠Nada disto é para te dizer para fazeres desta forma. É apenas dar-te informação para poderes perceber o que faz sentido para ti, para a tua família! Para que te possas questionar!
Com carinho, Filipa Sobral